Quando os regentes estão fora do tom
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.
Efésios 4:11-14
Irmão Branham na mensagem Shalom de 19 de janeiro de 1964 faz uma excelente analogia da Mensagem com uma sinfonia erudita, sendo o maestro o pastor, a Bíblia a partitura e os músicos a Igreja, a inspiração é o Espírito Santo.
A Partitura de Deus
149 – A Palavra Dele é justamente como uma grande sinfonia. Quantos de vocês já ouviram uma sinfonia? Bem, todos já ouviram. Agora lembrem-se, uma sinfonia é quando música é tocada num drama. Acho que disse isso certo, uma sinfonia. “Pedro e o Lobo”, você se lembra dessa, a antiga história de como costumavam… Já ouvi essa, como que tomam a bateria e fazem o – o pequeno pica-pau bicando, e Pedro saindo, e o rosnado do lobo, e o tocar da corneta; uma sinfonia. 150 – Agora, se você não entende uma sinfonia, ela é um montão de barulho para você, se não entende. Você tem que entender o que é. É tudo feito em sinais e movimentos, mas representa um drama nessa sinfonia. Agora, notamos, os únicos que entendem a sinfonia são o compositor e os que estão interessados em conhecê-la, conhecem suas mudanças, sabem o que acontece. 151 – O compositor conhece todo movimento, do fim ao princípio, do princípio ao fim. Você sabia disso? Aquele que escreveu isso, ele compõe isso, ele conhece toda a pequena junção. Se ele conhece toda junção, o regente também tem que conhecer, para regê-la. Agora, como você vai torcer o seu credo nisso? Um pequeno movimento em falso daquela vara, daquele sinal, um sinalzinho errado numa junção, desorientaria a orquestra inteira, desconcertaria a sinfonia inteira. Agora você sabe que isso é verdade. O compositor e o regente têm que estar no mesmo espírito. 152 – É por isso que o ministro e a Palavra de Deus, a grande Sinfonia de Deus, Ele tem tocado desde o alvorecer do tempo; o ministro, na Palavra, não tem que olhar aqui e dizer: “Creio que deveria ser isto; você deveria fazê-La desta maneira”. Ele tem que seguir da maneira que a Música em folha diz para tomar. É dessa maneira que o Evangelho tem que ser pregado, da maneira que a Palavra diz para tomá-La. Você sabe, se você jogar um credo Aí, você atrapalha a coisa toda. Isso tem que ser eliminado para tornar o drama precisamente certo.
153 – O regente tem que seguir o que o compositor disse, tocar justa e exatamente assim, a música. Agora observe, é tudo feito por sinais, e tem que ser o tipo certo de sinal, para dar o tipo certo de som.
154 – Paulo disse: “Se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?”155 – Agora você vê o Compositor, Deus, o Qual escreveu a Bíblia, é inteiramente a revelação de Jesus Cristo. Ele sabia das mudanças do tempo. E o homem, o – o regente que está dirigindo-os, o sinal da era, tem que seguir precisamente com os sinais da Bíblia. Aleluia! Mas que coisa, mas que coisa!156 – Oh, irmão, irmã, o que há com o mundo? Por que sou eu louco? Tem alguma coisa errada em algum lugar. A sinfonia não está em harmonia com a Musica em folha! Estão fazendo credo de igreja e tudo mais, quando é a Palavra que deve ser pregada, ser manifestada. Alguma coisa errada com os regentes, então a banda toda está confundida, e não sabem o que fazer. Estão todos raros: “O que aconteceu? Por que fez isto? O que, isto acontece? Isto, como aconteceu isso? Não sabem o que fazer agora. Dispersando, porque isso nunca entrou em harmonia com a Palavra. Esse é que é o problema com o nosso, o que chamamos de reavivamento do último dia. Esse é que é o problema com a nossa mensagem pentecostal. Saímos do compasso da Bíblia, fomos nos organizar como fizeram lá no passado. Ela saiu do compasso”.
Shalom 19 de janeiro de 1964
A palavra que o irmão Branham usa para regente em inglês é the director, em português conhecemos como maestro que por sua vez significa mestre. Muitos se aventuram nesse campo de Efésios 4:11 passando-se por Apóstolos, Mestres, Doutores, Ensinadores, Condutores, Ministros, Sumidades, Reverendos, “Único certo”, Missionário, enfim, títulos que massageiam o ego de quem os quer ostentar. A questão é que muitos pensam serem chamados para a Obra de Deus e não conhecem a Partitura que é a Bíblia e não possuem a Inspiração que é o Espírito Santo. Leiamos o irmão Branham:
26 – Agora eu tenho cerca de quatro perguntas aqui que estão… estão em um — estão em um pedaço de papel, e eu as numerei: um, dois, três, quatro, cinco, seis… oito, dez, e assim por diante. E logo que eu passar por estas, então eu pularei para aquelas ali. Aqui diz:
1 – Irmão Branham, se estas perguntas estão fora do curso então apenas as desconsidere, e eu não me sentirei triste com isto, pois saberei que isto não foi a mão do Senhor. Pergunta número um: Irmão Branham, eu ouvi que o senhor… que deveria no… eu — eu — eu ouvi o senhor dizer que eu devo voltar para o ministério, e eu mesmo tenho pensado sobre isto, mas tenho esperado em alguma palavra definitiva Dele sobre isto. Até hoje isto não chegou. Agora, desde que eu sei que o fim está tão próximo, devo continuar esperando que o Senhor Jesus fale comigo? Ou, Ele se agradaria em lhe dizer o que dizer para mim, desde que eu sei que o senhor é Seu porta-voz para este dia?
27 – Bem, agora irmão, eu… eu tenho anotado aqui minha resposta para isto. Deus chamando este irmão, um chamado na vida, agora, há uma grande coisa que poderíamos apenas tomar aquilo como um texto e pregar a noite toda naquilo, vêem, aquela coisa, “um chamado”. “Manufaturar sua chamada e eleição com certeza”, vêem. Não queremos estar simplesmente questionando se somos chamados. Você deve ser chamado ou você será um fracassado, estamos pelejando uma batalha, Vêem? E se você está positivamente certo, irmão, que o seu chamado é de Deus, e você foi chamado por Deus para fazer uma obra…
28 – Agora, há uma grande peça alí que o inimigo pode pregar em você. Ele pode fazer você pensar que você não é chamado quando você é chamado, então ele, dá uma volta completa para te fazer pensar que você não é chamado; ou te faz pensar que você — você é chamado quando você não é chamado; vice-versa, de qualquer lado. E você tem que observar isto.
Perguntas e Respostas nº12
Muitos líderes confundem e atrapalham ao invés de ajudarem. Pensam serem líderes certos e até arregimentam pessoas para suas tutelas, no entanto, confundem as notas e destoam o som transformando tudo em barulho. As notas importantíssimas para hoje são: Lucas 17:30, Malaquias 4:5-6, Apocalipse 10:1-3 e Apocalipse 10:7 . Há um velho provérbio que diz: Tudo termina bem quando começa bem, podemos inferir tudo que começa de forma certa dará certo no final. O que muitos pregadores amedrontados por outros tem feito é reger a orquestra (a igreja) de forma confusa causando o surgimento de verdadeiras heresias ou mantendo-as os que já as possuem. Irmão Branham é o regente da Era da Noiva, Laodicéia optou pelo som de Rock and Roll que é a música oficial das denominações e que começou com Elvis Presley. A Terceira Puxada é o cântico novo do Salmo 40:
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pós um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e Temerão, e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar”.
Salmo 40:1-5
Seguindo os conselhos do profeta
75 – Há poucas semanas atrás tive uma visão, e eu estava de pé sobre um — um lugar alto, e eu ia ver a pré-estréia de uma igreja. E observei vindo de minha… Eu estava mais ou menos de pé deste lado, olhando para o oeste, e vindo deste lado havia uma — um gracioso grupo de mulheres, realmente bem vestidas, cabelos longos, bem arrumados em suas costas, mangas, e longas saias elegantes e estavam todas marchando em ordem, como “Avante soldados cristãos, marchando para a guerra, à frente com a cruz de Jesus.” E quando elas passaram, eu parei e havia algo ali, estava o Espírito de Deus e Ele disse: “Aí está a Noiva.” E eu olhei e meu coração estava feliz. E ela deu a volta por este lado, e passou ao meu redor, atrás de mim. Após algum tempo, quando Ela voltou deste lado, Ele disse: “Agora, a igreja moderna fará uma pré-estréia.” E aqui veio subindo a igreja da Ásia. Eu nunca tinha visto um grupo tão imundo. Aqui vieram as outras igrejas de diferentes nações. Elas pareciam horríveis. 76 – E eu — eu digo isto porque é meu dever dizer a verdade diante de Deus. E quando Ele disse: “Aqui vem a igreja da América agora para a pré-estréia,” se você já viu um grupo de demônios, era aquele. Aquelas mulheres estavam despidas com uma velha coisa de aparência cinza, parecendo a cor da pele de um elefante, elas estavam tampando suas frentes e sem nada na parte de cima, e elas estavam fazendo este tipo de coisas que estas — estas danças que estes garotos fazem por aqui, twist e coisas e aquele tipo de música tocando. E quando eu vi a Miss U.S.A. subir, eu quase desmaiei. Agora, isto é o Assim Diz o Senhor. Se você crê que sou Seu servo, creia em mim agora. Eu não diria isto por nada deste mundo; não haveria dinheiro suficiente em todo o mundo que me fizesse dizer isso se não fosse à verdade. E quando ela passou, aquela foi a coisa de aparência mais imunda que já vi. Eu pensei: Deus, tão duro como temos pregado e temos trabalhado para conseguir para Ti uma Noiva, e isto é o melhor que pudemos fazer?” Ela estava se torcendo, tapando a sua frente como uma destas saias havaianas, tapando suas partes na frente, suas partes de baixo assim, dançando e se torcendo como estes garotos fazem aqui nestes — nestes shows vulgares que eles têm, se torcendo. Aquela era a Miss Cristandade da América.
Escolhendo uma Noiva
Excelente pastor há anos atrás, em um momento de lucidez inigualável, falava que haveria momento na história em que os pastores reavaliariam suas próprias condições e muitos chegariam à conclusão que nunca foram pastores, fizeram a obra de um pastor. Seguindo o raciocínio falava ele que muitos entregariam seus postos e de maneira consciente, pois jamais foram formados com a textura ministerial que exige o ofício pastoral. Essa consciência seria dada falando ele ainda, pelo Espírito Santo. É uma afirmação extremamente consciente e pertinente, uma vez que a Terceira Puxada traz-nos uma realidade total da Palavra de Deus. Oportunistas imbuídos de circunstâncias na maioria das vezes, espúrias e movidos pelo anseio camuflado de anos de desejos e aspirações ministeriais se enveredam nos púlpitos e trazem suas interpretações a mais das vezes confusas, heréticas e carentes de substância Bíblica. A Terceira Puxada não é permissiva como querem alguns, ela não é extra Bíblia como falam outros, Ela é a Palavra de Deus vindicada e decisiva para a Era da Noiva de Cristo. São Paulo em seu texto de 2ª Timóteo 3, falando dos dias terríveis e trabalhosos que temos hoje, cita Janes e Jambres como personificadores e imitadores, homens sem histórico que surgem com ventos doutrinários e evidenciam apenas o desvario que os condicionam. Lembrem-se, a salvação é individual, assim como é necessário a Epístola aos Efésios são necessárias as Epístolas aos Coríntios. Cabe o bom senso, cabe a coerência e além de tudo deixar-se levar pelo Espírito Santo.
O maestro vindicado de Deus deu-nos o tom certo
falecom@avozdedeus.org